Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Expressões - INTERJEIÇÕES

Dentre as interjeições inglesas, citaremos as seguintes:

a) DE ADVERTÊNCIA
Look out! Take care! (Cuidado!)

b) DE ALEGRIA
Aha! há! Ha! Hey-day! (oba! Opa!)
Hurrah! Just my luck! (Que sorte a minha!)
What a bit of luck! (Que sorte!)

c) DE ANIMAÇÃO
Be of good cheer! (Tenha ânimo!)
Cheer up! Cheerio! Come out! (Ânimo!)
Forward! (Avante!)
Go ahead! (Vamos!)

d) DE APELO, CHAMAMENTO OU PEDIDO DE ATENÇÃO
Ahem! (Atenção!)
Help! (Socorro!)
Halloo! Hark! Hello! (Alô)
Lend me your ears! (Ouça-me!)
Helloa! Hey! (Olá!)
Hi! Hist! (Psiu! Psit!)
Hoost! (Alô)
Listen! I say! (Escute)
Look! Look here! (Olhe!)
Oyez! Oyes! O yes! Take notice! (Note bem!)
See! Soho!

e) DE APLAUSO OU APROVAÇÃO
All right! Be it so! Bravo! Encore! (Bis!)
Fine! Good! Hear! Hear! (Apoiado!)
How nice! How very pleasant! Long live! (Viva!)
Right-o! Right you are! So far so good! Three cheers for...! (Três vivas para...)!
Well done! (Bravo!)

f) DE DESEJO
Would that it were so! (Oxalá!)
Would to God! (Queira Deus!)

g) DE DESPREZO OU ZOMBARIA
A fig! (Favas para você!)
Bah! (Ora bolas!)
Fiddlededee! Fiddlesticks! (Ora pipocas!)
Hang it! Humbug! (Conversa fiada!)
Nonsense! (Bobagem!)
What of that? ((E daí?)
What's the odds! (Que importa isso!)
Shame! (Que vergonha!)
Pshaw! (Ora!)

h) DE DOR OU PESAR
Ah! Ah me! Alack! Alack-a-day! Alas! Alas and alack! Heigh-to! (Ai de mim!)
What a pity! (Que pena!)
Ouch! (Ai! Ui!)
Well! Well! Well! Woe is me! (Pobre de mim!)
Gracious Heavens! Good Lord! (Céus!)

i) DE ESPANTO OU SURPRESA
Bless my heart! Bless my soul! (Valha-me Deus!)
By Jove! Can such things be! (Não é possível!)
Dear me! Gracious! My goodness me! Well I never! Heaven save the mark! Ho! Hoity-toity!
How now! (E agora!)
Lo and behold! (Vejam só!)
Man alive! My! (Ué! Ué! Uai!)
My stars! My Hat! (Papagaio!)
Now then! (Era só o que faltava!)
Oh! Oho! Only think! (Vejam só!)
Well I'm blest! (Macacos me mordam!)
Well I'm blowed! (Estou perdido!)
What! What do you say to that! (E agora!)
Where I am! (Onde estamos!)
You don't say so! (Não me diga!)

j) DE IMPACIÊNCIA
Dash it all! (Com a breca!)
Oh bother! (Não me amoles!)
What a nuisance! (Que estopada!)
Blast! (Com a breca!)

l) DE IMPOSIÇÃO DE SILÊNCIO
Be quiet! Be silent! Dry up! Hist! Hold your row! Hold your tongue! (Bico calado!)
Hush! Hust! Mind! Mum! Mum's the world! (Pede-se silêncio!)
Psht! Sh! Shut up! (Cale-se!)
Stop the noise! Tush! Whist! (Calada!)

m) DE REPROVAÇÃO
Faugh! Fie! For shame! Fudge! Oust! Out! Out with him! (Fora com ele!)
Pugh! Pooh! Shocking! (Que horror!)
Tut-tut! Ugh! Whew! Woe be to you! (Raios te partam!)

n) DE SAUDAÇÃO
All hail! (Salve!)
Cheer up! Cheerio! (Ora viva!)

o) IMPERATIVA
Halt! Stop! (Alto! Pare!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário