Doces ou Travessuras?! Abóbora, Mascara, Bruxas, Fantasma?!
Como surgiu este costume? Os doces, as travessuras, os costumes, as fantasias usadas no halloween, os cartões, as máscaras, uma cultura americana que vem se espalhando pelo mundo inteiro. A festa mais popular nos Estados Unidos depois do Natal e o Dia de Ação de Graças.
Provavelmente vem em sua mente um costume dos americanos com crianças se divertindo com "doces ou travessuras" (trick-or-treat), adultos com fantasias de bruxas, fantasmas, caveiras e máscaras assustadoras representando os mortos, e claro, as tradicionais abóboras. Mas perguntamos se você conhece a conexão do Cristianismo com este dia sagrado?
As origens do "Halloween" vem de antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda, Escócia, etc. Para os Celtas o dia 1º de novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do inverno. Na passagem do Ano Novo eles celebravam o festival de "Samhain", o Lorde da Morte.
Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas e as bruxas. A fim de espantar os espíritos considerados maus eles usavam mascaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam o nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama. Quando os Romanos conquistaram os Celtas eles assimilaram o festival de Samhain, adaptaram a sua cultura e dentre diversas mudanças, uma em especial foi que passaram a tomar cidra neste dia, tradição esta que pode nos parecer familiar pois em nossa passagem de ano é tradição também tomar cidra. Em 835 o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain para a comemoração do dia de todos os Mártires e mais tarde para o dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13 de maio e passou para 1º de novembro. A noite anterior 31 de outubro ficou então conhecida como "All Hallow´s Even" ou "holy evening". Eventualmente a palavra foi encurtada para "Halloween" (Hallow = Santificar). No dia 2 de novembro a Igreja celebrava o Dia de Todos os Santos com o propósito de lembrar os mortos, orando pelos mesmos a fim de ajudá-los em caso de estarem cumprindo alguma expiação no purgatório. Muitos destes costumes são agora associados ao "Halloween" como por exemplo podemos citar o costume de ir de porta em porta pedindo doces (comida). Isto era praticado na Irlanda centenas de anos atrás e para os que davam a comida a promessa de prosperidade era oferecida e para os que não davam a má sorte iria persegui-los.
Em 1800 um grupo de imigrantes Irlandeses que foi para os Estados Unidos, levou com eles o tradicional "doces ou travessuras" do Inglês “trick-or-treat” e também o hábito de esculpir a abóbora que originalmente era esculpido em um nabo, mas quando os Irlandeses descobriram a abóbora passaram a usá-la até porque não se encontrava nabo por lá.
No Brasil, nos últimos anos, o hábito de crianças irem de porta em porta pedindo "doces ou travessuras" vem mostrando uma tendência que esta tradição também vai se enraizar no Brasil.
Mas por enquanto não é ainda comum.
Nos Estados Unidos as crianças também pedem dinheiro que é levado para ONGs que distribuem alimentos para crianças pobres. Já o costume de esculpir a abóbora no Brasil se restringe a alguns locais que promovem reuniões e festas de comemoração do "Halloween". Nos Estados Unidos quase todas as residências tem uma abóbora esculpida colocada na varanda para comemorar o dia 31 de outubro, e serve para espantar os maus espíritos que possam estar vagando como alma traiçoeira.
Essas coisas podem ser resumidas em uma palavra: TRADIÇÃO. E esta é bem forte em alguns paises do mundo. No Brasil nada disto é cultuado realmente. O que existem são apenas festas para se obter dinheiro para si próprio ou para as entidades interessadas em fazer dinheiro facilmente. Não se trata, absolutamente, de uma tradição. Muito menos festa de cunho religioso ou até mesmo demoníaca, como podem alguns imaginar.
Podemos dizer que desejar "FELIZ HALLOWEEN" é desejar que você fique livre dos maus fluidos que possam interferir no seu dia a dia.
PORTANTO... FELIZ HALLOWEEN !
No Brasil halloween não é tradição, é só mais um motivo para festa. Halloween night club, halloween trance music, halloween saturday night e até funk do halloween... Como tudo neste país, o halloween é para ir pra night, ter pegação, ouvir o pancadão, beber, dirigir, causar acidentes...
ResponderExcluirMuito importante sabermos essas coisas. As pessoas comemoram sem sequer saberem do que se trata realmente.
ResponderExcluirSomos um pais de ignorantes e imbecis seguidores dos americanos. Obrigado pelas informações.
ResponderExcluirÉ realmente importante sabermos essas coisas.
ResponderExcluirObrigado.
Um abraço.
Rodrigo Categlio
É realmente importante sabermos essas coisas.
ResponderExcluirObrigado.
Um abraço.
Rodrigo Categlio
Obrigada pelo feedback. Abraço.
Excluir